sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Trombofilia - Mutação MTHFR - C677T


 Postarei as informações que consegui através do site de um imunologista conceituado:




Dúvidas mais frequentes

Perguntas e respostas freqüentes sobre a mutação MTHFR

O que significa a alteração homozigoto ou heterozigoto para mutação C677T no gene da metilieno tetrahidrofolato redutase (MTHFR)? Essa alteração isoladamente representa algum problema ou risco?
Essa mutação está associada a um aumento de frequência de alterações genéticas (se não for utilizada a reposição de ácido fólico) e a um pequeno aumento na incidência de trombose na placenta. Isso nos leva a usar anticoagulantes para promover um equilíbrio adequado na coagulação na gravidez.

O que significa esta alteração ?
Significa que houve uma troca das bases determinantes da seqüência do DNA que determina a produção da enzima Metileno tetrahidrofolato redutase, levando à produção de uma enzima mutante. Esta por sua vez tem uma atividade reduzida em relação à enzima não mutante. Por trabalhar mais lentamente e promover redução do elemento ativo do ácido fólico (tetrahidrofólico - o que implica nas alterações associadas a aumento da frequência de problemas cromossômicos, como a síndrome de Down) e acúmulo de homocisteína (que promove hiperhomocisteinemia, relacionada a trombose).

Se necessário, qual o tratamento?
O tratamento se faz pelo uso de complemento de ácido fólico (5 mg por dia por pelo menos três meses antes e durante a gravidez) e pelo uso de uma associação de anticoagulantes, a aspirina em baixa dose (81mg por dia) e por uma heparina, medicamento injetável que é administrado antes e durante a gravidez.

Há necessidade de se refazer esse exame, já que o mesmo deve ser interpretado com os achados clínicos e laboratoriais? E quais seriam os achados clínicos?
Não, esse teste é feito por análise de DNA e não tem chances de se modificar ao longo da vida (exceto de erro do laboratório, o que é raro). Não há achados clínicos específicos, a não ser se a(o) paciente tiver antecedente de trombose pessoal ou familiar., mas consideramos o antecedente de aborto ou de infertilidade como justificativas para se instituir o tratamento profilático de trombose.

Observamos que existe relação dessa mutação com o ácido fólico, vitamina B6 e B12. Isso procede? Há necessidade de já iniciar a ingestão dessas vitaminas?
Deve ser usado o ácido fólico 5 mg por dia e começar com a Vitamina B12 quando for liberada para engravidar (essa pode aumentar o apetite e não deve ser usada por tempo prolongado).

Os parentes próximos podem ter essa mutação? É necessária uma investigação?
Sim, é interessante para se saber se mais alguém na família tem esse traço genético e com isso fazer a profilaxia da trombose na fase do climatério para as mulheres e para os homens depois dos 50 anos.

Dr. Ricardo Barini, 2006.10.17

2 comentários:

  1. Descobri que tenho uma mutação heterozigoto MTHFR677T....JA TIVE 7 aborto, gostaria de saber se fazendo o tratamento posso ter uma gestação normal?

    ResponderExcluir